Maioria prefere ensino à distância em 2021 devido a pandemia da COVID-19
01/02/2021 18:59 em Educação

A Secretaria de Educação da Prefeitura da Lapa realizou entre os dias 25 a 27 de Janeiro uma pesquisa direcionada a pais de alunos da rede municipal de ensino e aos professores e servidores das escolas, o objetivo era saber a opinião de toda comunidade escolar quanto ao modelo de ensino a ser adotado para o início do ano letivo de 2021. 

O resultado mostrou que a grande maioria prefere, neste momento, o ensino remoto, semelhante ao que foi aplicado em boa parte do ano passado. No total, 2.632 pais e responsáveis pelos alunos do Pré II ao 5º Ano responderam a pesquisa. Optaram pela continuidade do ensino a distância 1.661 entrevistados (63%), 627 querem o modelo híbrido (24%) e 344 desejam o retorno presencial (13%). 

O questionário foi direcionado também a professores e funcionários das instituições de ensino e o resultado se assemelha à opinião dos pais. Participaram 470 servidores e a maioria, 312 (66%) querem o ensino à distância. Outros 120 (26%) optaram pelo sistema híbrido e 38 (8%) pelo modelo presencial. 

"Foi uma escolha democrática e a vontade da maioria será respeitada", destacou a Secretária Municipal de Educação, Cristina Ganzert. O ensino, de forma remota, inicia na rede municipal no dia 18 de fevereiro. 

A partir desta realidade, a Secretaria de Educação prepara o início da atualização pedagógica para os profissionais, observando o retorno no modelo não presencial. 

A previsão é aplicar o modelo a distância de 18 de Fevereiro a 18 de Março quando, analisando a curva epidemiológica, poderá ser adotado o modelo híbrido opcional aos pais que assim preferirem. 

 

Para a adaptação do modelo de ensino híbrido está em construção o protocolo de retomada das atividades presenciais, juntamente com a Comissão Municipal de Gerenciamento da COVID 19 na Educação.

 

Para mais informações e notícias, sintonize na FM 95,9.

COMENTÁRIOS