Desafios do EAD durante a pandemia do novo Coronavírus
07/05/2020 11:27 em Educação

A Rádio Legendária FM 95,9 recebeu esta semana no programa 95 News, o Diretor da Escola Manoel Cunha Polivalente, Francisco Carlos Pierin Mendes e o Diretor do Colégio General Carneiro, Neri Bortolanza Júnior, para tirar as dúvidas de pais e alunos a respeito das aulas e atividades EAD durante a pandemia no novo Coronavírus.

Para que todos compreendam facilmente, confira a entrevista na íntegra com as perguntas e informações que nossos entrevistados repassaram. Lembrando que, caso ainda tenha dúvidas, procure a Escola em que seu filho estuda e se informe, o momento é complicado, mas estão todos dispostos a ajudar. 

 

-Qual a importância do EAD e o porquê da proposta? Com a suspensão das aulas no dia 20 de Março, no início, a Secretaria de Educação não fazia ideia do tempo que seria necessário. Todos sabem que o ideal é que o aluno esteja acompanhado de seu professor, aprendendo na Escola, mas como o momento pede, o EAD chega para continuar com a rotina de estudo dos alunos.

-E o retorno das aulas? No momento, as aulas continuam suspensas, para o retorno, todos  dependem das autoridades de saúde. O ano letivo está acontecendo, os professores estão trabalhando muito mais, utilizando todas as plataformas possíveis, até fora do horário de aula. As Escolas estão abertas, atendendo o telefone, seguindo todas as orientações de prevenção, caso sintam dificuldades em baixar os aplicativos, os pais podem procurar as escola.

-Quais são as principais dificuldades em relação aos aplicativos? A principal, é o acesso para os alunos, até para os professores (não tiveram capacitação EAD). Pois, além de ensinar, é necessário fazer com que os alunos interajam com as aulas.

-E como os alunos do interior podem fazer nesta situação? No caso do aplicativo Aula Paraná, o aluno precisa apenas de um acesso, na sequência pode assistir às aulas sem Wifi.

-Quais são os aplicativos para utilizar nas aulas EAD?

1.Aplicativo Aula Paraná: desenvolvido pelo Governo do Estado do Paraná, o aluno precisa de um celular. Baixe em seu celular, para entrar, precisa do número de cadastro geral de matrícula (a escola fornece esse dado) e a senha é a sua data de nascimento. Para este aplicativo, a internet é sem custo. Para o primeiro acesso, a sugestão é que os pais levem o aparelho celular à Escola, assim a equipe pode tirar todas as dúvidas iniciais.

2.Google Class Room (Sala de Aula): é um aplicativo que pode baixar no celular, em que os alunos têm acesso aos professores, atividades para fazer e com datas para entrega. É um dos principais para os alunos utilizarem, para este caso, a internet precisa ter uma velocidade maior. A senha de acesso é a mesma do aplicativo Aula Paraná. A orientação é que os alunos passem a interagir todos os dias neste aplicativo, mantendo a rotina de estudo.

3.Canais da TV Aberta: as aulas estão passando nos canais 7.3, 7.4. Essas aulas são as mesmas que são apresentadas nos aplicativos, sendo transmitida para o Paraná inteiro, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Além disso, podem conferir no Youtube, as aulas que foram repassadas pela TV aberta.

4.Material impresso: a Escola imprime uma quantidade significativa de materiais e atividades e, na semana seguinte devolve a Escola e retira novos materiais. Esse caso, é específico para alunos que não tem acesso a aplicativos e internet. Após o retorno das aulas, as atividades serão registradas e avaliadas pelos professores.

-E quem não está assistindo às aulas, o que acontece? Segundo orientações da Secretaria de Educação, o aluno deve procurar uma das opções, pois o ano letivo está acontecendo e é importante ter uma rotina de estudo. Procure a sua Escola e tire as dúvidas, para que seu filho chegue ao final do ano com um resultado satisfatório.

A Rádio Legendária FM 95,9 parabeniza a todos os professores e profissionais da área de educação pela dedicação e profissionalismo neste momento crítico, além disso, gostaríamos de incentivar aos pais, que continuem auxiliando (na medida do possível) os seus filhos, é essencial que tenham uma rotina de estudo.

COMENTÁRIOS