COVID-19: Atualização sobre a Situação de Emergência em Saúde Pública no Município da Lapa.
23/03/2020 10:19 em Saúde

A Prefeitura Municipal da Lapa segue adotando medidas para afastar o Coronavírus (COVID-19). Na tarde deste Domingo (22), o Prefeito Paulo Furiati publicou no Decreto 24494, algumas alterações e recomendações a todos os lapeanos.

Fique atento as novas instruções:

É obrigatória a quarentena de, no mínimo 14 (quatorze) dias aos empreendedores e demais prestadores de serviços que sejam oriundos de locais em que haja casos confirmados do COVID-19. Como medida de prevenção, recomenda-se que todas as atividades industriais consideradas não essenciais, a critério do empreendedor e considerando a possibilidade técnica, sejam suspensas enquanto perdurar a Situação de Emergência em Saúde Pública no Município da Lapa.

Diante da essencialidade do transporte coletivo intermunicipal de passageiros, para que haja a continuidade da prestação dos serviços as empresas de transporte ficam obrigadas a adotar as seguintes medidas:

I – restrição do número de passageiros transportados em quantidade igual ou inferior à 50% (cinquenta por cento) da capacidade do veículo, considerando o número de assentos;

II – proibição de transporte de passageiros em pé;

III – garantia de distância mínima entre os passageiros de 1,5 metros;

IV – disponibilização de álcool em gel ou produto similar de eficácia reconhecida para os passageiros e trabalhadores do setor; 

V – desinfecção total dos veículos após cada viagem

novo decreto regulamenta também o horário de funcionamento na administração municipal, exceto Secretaria de Saúde. Demais Secretarias e Gabinete do Prefeito haverá redução nos serviços oferecidos, atendendo apenas situações emergenciais, das 12:00 às 18:00 horas.

A Polícia Militar e a Vigilância Sanitária estão intensificando a fiscalização a estabelecimentos comerciais. Quem não atende ao determinado nos decretos anteriores recebe multa e tem o comércio lacrado por tempo indeterminado.

Telefones Úteis:

Vigilância Sanitária: 35475068

Comunicação da Prefeitura: 988310276

Dúvidas em relação ao Coronavírus: 136

Denúncias também podem ser feitas in box na página da Prefeitura Municipal da Lapa no Facebook.

A Prefeitura segue informando a população com transparência e responsabilidade acerca do quadro evolutivo da doença na Lapa. Segundo o Secretário Municipal de Saúde Rui Wiedmer, às 18:00 horas do dia 22 DE MARÇO DE 2020, permanece inalterado, conforme segue:

a) Não há nenhum caso confirmado do novo coronavírus

b) Há 1 caso suspeito de um homem que chegou recentemente de viagem da Europa e segue em Isolamento Domiciliar, sendo acompanhado pela equipe de Vigilância em Saúde.

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:

Nesta segunda feira (23), tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As Unidades de Saúde preparam nas áreas externas tendas para evitar aglomeração em ambiente fechado. Caso seja necessário, o idoso será vacinado dentro do veículo. 

Confira as datas e público alvo da campanha, definido pelo Ministério da Saúde:

Primeira etapa: De 23 de março a 22 de maio para idosos acima de 60 anos e profissionais da área da saúde.

 

Segunda etapa: De 16 de abril a 22 de maio para doentes crônicos, professores e profissionais da área da segurança e salvamento.

 

Terceira etapa: De 9 a 22 de maio para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

 

COMENTÁRIOS