Cerimônia alusiva aos 126 anos do Cerco da Lapa
11/02/2020 18:45 em Novidades

No último sábado (08) aconteceu em frente ao Pantheon do Heróis a solenidade cívico militar dos 126 anos do Cerco da Lapa, além de apresentações artísticas e culturais. O evento emocionou a todos, ao relembrarem dos acontecimentos do passado, estavam presentes autoridades do Exército Militar, Prefeito Municipal Paulo Furiati e demais convidados, além da comunidade em geral que prestigiou o evento.

O CERCO DA LAPA

Foi um episódio militar envolvendo o Exército Brasileiro, a Guarda Nacional, a Polícia Militar do Paraná e voluntários, que ocorreu durante a Revolução Federalista em 1894, quando a cidade de Lapa - Estado do Paraná,  tornou-se arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas, os chamados pica-paus (legalistas), e os maragatos (federalistas), que eram contrários ao sistema presidencialista de governo. Os legalistas resistiram bravamente ao cerco por 26 dias, mas sucumbiram pela falta de munição e comida.

A batalha deu ao Marechal Floriano Peixoto, chefe da República, tempo suficiente para reunir forças e deter as tropas federalistas. Ao todo, o contingente de herois pica-paus foram 938 homens, entre forças regulares e civis voluntários, lutando contra as forças revolucionárias formadas por três mil combatentes. Os restos mortais do General Carneiro, assim como de muitos outros que tombaram durante a resistência, estão sepultados no Panteão dos Heróis, que fica na cidade de Lapa, (60 km da Capital Curitiba). Vale a visita pela beleza do lugar e por estar em um palco nobre da nossa história.

Sintonize diariamente na Rádio Legendária 95,9 e fique por dentro das principais notícias.

 

 

 

COMENTÁRIOS