Rádio Legendária comemora 69 anos no ar
25/11/2019 16:33 em Novidades

A ideia de criar uma Rádio na Lapa veio por meio de empreendedores lapeanos na década de 40 e as transmissões oficiais começam somente em 25 de novembro de 1950, em que o estúdio era no prédio do Theatro S. João com o nome Rádio Difusora Lapiana e, apenas em 29 de Janeiro de 1951 que começaram a utilizar o nome Rádio Legendária. Em 1º de Maio de 1956 a Paróquia Santo Antônio da Lapa, adquire a Rádio Legendária, tornando-se a primeira emissora católica do Estado do Paraná, sendo na sequência, em 13 de junho de 1976 sendo transferida definitivamente para o seu prédio próprio, na Rua 7 de Setembro, 42. No início, poucas eram as casas comerciais anunciantes, por isso, os colaboradores Pe. João Augusto Sobrinho, Sebastião Ambrósio de Meira, Jacó Wojcik, José Pereira dos Reis, Pedro Sass e Alberto Sass, criaram no dia 29 de junho de 1957, o Clube da Amizade, para ajudar na manutenção da emissora no ar.

Além de contribuir moral e financeiramente, o Clube da Amizade estimulava positivamente o progresso cultural, artístico e econômico dos lapianos, ao mesmo tempo em que fazia progredir economicamente a Rádio Legendária e preservava os princípios cristãos baseados no amor e no auxílio ao próximo.

Para manter esses objetivos, promoviam-se festivais musicais, despertando, conhecendo e valorizando os talentos da população regional. Ainda hoje temos o Clube da Amizade com cerca de 1.400 sócios que contribuem anualmente.

A Rádio Legendária sempre foi referência de qualidade e credibilidade na cidade da Lapa, com sua filosofia: Somos aquilo que comunicamos e comunicamos aquilo que somos. Alicerçada nos ideais do Evangelho, sempre buscou informar, divulgar, colaborar para a formação cristã, respeitando a verdade dos fatos, decorrendo daí a sua credibilidade.

Desde o início de suas atividades, a Rádio Legendária sempre utilizou equipamentos de boa qualidade para oferecer o melhor serviço possível aos seus ouvintes.

Com a chegada dos anos 2000, e os avanços tecnológicos a transmissão AM ficava cada vez mais precária, pois havia muita interferência e a captação do sinal estava cada vez mais difícil, equipamentos foram adquiridos, mas nosso sinal não chegava na casa de nossos ouvintes de algumas localidades rurais. Em 2010, a Agência Nacional de Telecomunicações publicou um estudo sobre a viabilidade técnica da migração do rádio AM para a faixa FM, desde então iniciamos estudos técnicos para a tão sonhada migração. No dia 13 de dezembro de 2013, a Rádio Legendária enviou para a Gerencia de Espectro Orbita e Radiodifusão o pedido de migração, anexando um estudo de viabilidade técnica comprovando ser viável tecnicamente esta mudança. No dia 14 de março de 2015 recebemos a aprovação do estudo de viabilidade técnica. No dia 10 de abril de 2015, em consulta pública junto a ANATEL  (Agência Nacional de Telecomunicações), a Rádio Legendária recebeu a proposta de inclusão de canais vagos no PBFM (Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada).

Com auxílio do engenheiro técnico, Senhor Robinson de Oliveira, foi providenciada toda a documentação necessária e no dia 21 de dezembro de 2015, foi protocolado o processo de migração junto ao Ministério das Comunicações. E no dia 26 de abril de 2017, a Rádio Legendária recebeu o boleto referente a outorga dos serviços de radiodifusão sonora e sons e imagem, conforme preconiza o decreto 8139 de migração do AM para FM.

Enfim na data de 05 de junho de 2017, no Palácio Iguaçu em Curitiba, aconteceu a cerimônia de assinatura dos contratos de migração. O evento contou com a presença do Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; do Governador do Paraná, Beto Richa; do Presidente da AERP, Alexandre Barros; de representantes do setor de radiodifusão e empresários. Juntamente com outras 43 emissoras de rádio do nosso estado, a Rádio Legendária da Fundação São Benedito da Lapa, recebeu a autorização de outorga através da assinatura do contrato realizado pelo Pe. Aurélio Falarz, Presidente da Fundação junto ao Ministério das Comunicações, com o termo aditivo de outorga de concessão assinado, recebemos a autorização para mudar de frequência de AM 960 para FM 95,9, podendo assim começar a operar no tão sonhado serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada, com essa mudança de faixa a qualidade do nosso sinal ficaria muito melhor, melhorando nossa audiência, chegando muito mais longe e também poderíamos estar ligados aos nossos ouvintes através de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Os trabalhos começaram de forma intensa para preparar e adquirir equipamentos e alinhar a programação da nova Rádio Legendária agora FM 95,9. Em setembro de 2017, começamos de forma experimental a operar na nova frequência.

No dia 25 de novembro de 2017, data em que a Rádio Legendária comemorava seus 68 anos de existência, foi realizada a solenidade de migração. O local escolhido não poderia ter sido outro, o Theatro São João, onde a história da Rádio começou, ali novamente outro ciclo se iniciava. Oficialmente entrou no ar a nossa Rádio Legendária FM 95,9.

Nosso transmissor AM, foi desligado no dia 26 de dezembro de 2017, data em que comemoramos o dia de São Benedito em nossa cidade, o padroeiro da nossa Fundação, após a celebração da Santa Missa.

COMENTÁRIOS