CAIC atende mais de 700 crianças e adolescentes e comemora 25 anos
11/09/2019 18:12 em Educação

O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Ministro Flávio Suplicy de Lacerda, tem uma das maiores estruturas educacionais do município, dando suporte e apoio às famílias mais carentes. E neste 11 de Setembro, comemora com muita alegria seus 25 anos de existência.

Para dar sequências às comemorações, a instituição de ensino promove a II Semana da Comunidade, vai acontecer nos dias 09 a 13 de Setembro, das 9h às 16h30, no CAIC, em Lapa. O evento tem como objetivo apresentar as comunidades de adjacências do CAIC e a prestação de serviços à comunidade.

A programação vai envolver todas as instituições que compõem o CAIC, são elas: Catarina Keche Ramos, Escola Municipal Professora Eloáh D’ Amico Rychwa, Colégio Estadual Professora Irma Antonia Bortoletto Bianchini, ADECAL- Associação de Apoio e Desenvolvimento do CAIC da Lapa, CRAS e ESF- Saúde, Prefeitura Municipal da Lapa e Empresas parceiras.

O evento é aberto ao público e estão todos estão convidados a participar.

O CAIC HOJE

O CAIC é uma estrutura criada pelo Governo Estadual com a intenção de atender as mais diversas demandas da população, quando se trata do cuidado com crianças, adolescentes e suas famílias. Desta forma, abriga em sua estrutura várias entidades, com a direção geral sendo atualmente conduzida pela Diretora Eduína de Fátima Fávaro Ribas. Atualmente o Centro é gerido pelo município da Lapa.

Na unidade da Lapa estão instalados hoje: o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Catarina Keche Ramos”, administrado pela Diretora Marinês Correa Schuster, atendendo 122 crianças; a Escola Municipal Eloáh D´Amico Rychwa, dirigida pela Diretora Andréa Pfutz Ribi, atendendo 176 crianças; e o Colégio Estadual Professora Irma Antonia Bortoletto Bianchini, dirigida pela Diretora Brenda Ferrari, que atende 400 crianças e adolescentes.

Além destes estabelecimentos de ensino, o CAIC abriga ainda a Associação de Apoio e Desenvolvimento do CAIC da Lapa (ADECAL), que presta apoio à comunidade oferecendo cursos, projetos e oficinas, como de cabelereiro, manicure/pedicure, corte e costura, biscuit, Mulheres em Ação, ginástica, recreação, capoeira, Jovem Aprendiz, violão, chinelos decorados, dentre outras.

No CAIC o Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) também tem seu espaço, sendo administrado por Andréia Maria Hamerschimidt Mendes, com serviços, sócio assistenciais e projetos específicos.

Considerando ainda a estrutura do CAIC – 4.700 m2 de área construída em um terreno de 25.602 m2 – a Prefeitura também implantou ali um Núcleo de Saúde que atende até 6 mil pessoas por mês e a Estratégia de Saúde da Família (ESF).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!