IV Mostra Escola de fanfarras do município da Lapa-250 anos
02/09/2019 13:22 em Eventos

Com o objetivo de incentivar, movimentar e aproveitar melhor o kit instrumental que as escolas possuem e que normalmente são utilizados para os desfiles comemorativos da independência do Brasil, bem como, aprimorar tanto as apresentações artístico/musicais como a participação das escolas num movimento musical mais concreto e frequente para a construção musical dos alunos e das escolas do município será realizado o “IV MOSTRA ESCOLAR DE FANFARRAS DO MUNICIPIO DA LAPA – 250 ANOS”.

            Nesta edição, cada escola dentro de sua realidade e condições, fará sua participação com o objetivo de vivenciar esta experiência e observar outros participantes como um “intercâmbio musical” que servirá para o amadurecimento nas apresentações e evoluções futuras em vários aspectos. Dentro da linguagem musical.

DIRETRIZES:

O teor do festival não é competitivo, mas sim, participativo.

A mostra antecede o desfile de 7 de setembro, sendo assim, é um desfile especial para as fanfarras de cunho preparatório e pré desfile.

 

HISTÓRICO DA ESCOLA PARA AMOSTRA DA FANFARRA

 

A Escola Municipal Emília Magalhães Ferreira do Amaral foi construída em 1957, situada na Vila São José. Possui Associação de Pais e Mestres tendo como Presidente o Senhor Marcelo Ricetto.

 Com o apoio da Prefeitura Municipal da Lapa funciona em tempo integral, onde os alunos participam das oficinas. Atende 102 alunos do 1º ao 5° ano do Ensino Fundamental, seu quadro funcional é composto pela Diretora, Gelcy Aparecida Camargo Ribas, Pedagoga Carla Maria Kuss (06) professoras Andrea, Vânia, Noili, João, Luciara, Maria e as estagiárias, Mayara, Thaiane, Ana Clara, Luciene, Tuane As cozinheiras Angela e Franciane e as auxiliares de serviços gerais Crislaine e Ivete.

Para representar a Equipe da Escola Emilia Na amostra das FANFARRAS, conta com os alunos, professores e colaboradores da Comunidade.

 

Lapa, 23 DE AGOSTO   de 2019

 

­­­­­­­­­­­­­

Gelcy Ap.  Camargo Ribas

Diretora

 

Fanfarra da Escola Municipal Profª Eloáh D’ Amico Rychwa

 Neste ano de 2019, a escola Eloáh foi contemplada pela Secretaria de Educação com 34 instrumentos novos para compor a fanfarra, sendo que o Caic já disponibilizava de 27 instrumentos.

  A fanfarra do Caic tem por objetivo principal a disciplina e a execução instrumental pelos nossos alunos para apresentações públicas. Constituída por 44 alunos das escolas Eloáh, Irmã Bianchini e Cmei Catarina Keche Ramos, tendo como tutor e regente Luis Nogueira.

 

   Atenciosamente 

                            

                                               Diretora Andréa Ribi

HISTÓRICO DA FANFARRA

 

 

Em comemoração a Semana da Pátria, a Escola Municipal “Lauro Moreira Montenegro” – Ensino Fundamental e Educação Infantil apresenta sua fanfarra, criada em 2015, inicialmente com alguns instrumentos próprios doados pela Secretaria Municipal de Educação, outros emprestados e regida pelo professor Luiz Nogueira, Ganso, que foi o principal motivador da criação da mesma. Neste ano, novamente com a ajuda da Secretaria de Educação, a fanfarra foi equipada com os instrumentos necessários, e tem como regente Fernanda Figura da Silva, a qual é responsável pelos ensaios de seus 30 alunos desde 2016.

 

 

HISTÓRICO DA FANFARRA

No ano de 2010 a “Escola Pedro Fávaro Cavalin”, recebeu uma fanfarra com 24 instrumentos como prêmio referente a participação na Prova Brasil destacando-se no Município com a 1º colocação e no Estado com a 2° colocação.

   É composto por alunos do 5º ano, funcionários e voluntários da comunidade que com muito empenho e dedicação tocam os seguintes instrumentos:

05 Maria Gorda; 05 Surdos 02 Pratos; 06 Caixas; 06 Repiques.

Histórico Fanfarra

A Escola Municipal “Serafim Ferreira do Amaral” recebeu nos anos de 2015, 2016 e 2019, kit instrumental da Prefeitura Municipal da Lapa, para compor a Fanfarra da escola, a qual se apresentará pela quarta vez no dia 07 de setembro de 2.019. O kit instrumental agora dispõe de instrumentos de percussão e melódicos, sendo eles: 4 (quatro) Bumbos, 5 (cinco) Caixas, 9 (nove) Surdos, 3 (três) Agogôs, 1 (um) Prato, 4 (quatro) Escaletas, 3 (três) Pandeiros, 2 (duas) meia-lualua, 4 (quatro) Ganzás, 2 (dois) Tam-Tam e 1 (uma) Lira. A Fanfarra está composta por 28 integrantes, tendo como instrutor Luiz Nogueira.

HISTÓRICO DA FANFARRA

A Fanfarra da Escola Municipal “Prof. David da Silva Carneiro foi fundada no ano de 2011, no início de suas atividades contava com 15 instrumentos doados pela Secretaria Municipal de Educação. Hoje a fanfarra conta com 50 instrumentos, adquiridos em parceria com a Associação de Pais e Mestres.

Apresenta-se hoje com 40 componentes, entre alunos do 4º e 5º ano, professores, funcionários, estagiário, colaboradores, ex alunos e a diretora da escola. Acreditamos que a música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. É uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação.

O objetivo do trabalho com a Fanfarra Escolar é utilizá-la como ferramenta na educação das crianças, descobrir talentos, tornando-as mais sensíveis ao som, promovendo o contato com o mundo musical permitindo que possam conhecer e apreciar gêneros, ritmos e melodias em atividades prazerosas, permitindo de forma geral o acesso à arte e cultura somando ao seu desenvolvimento educacional.

Conta com o instrutor Luiz César Nogueira (Ganso)

HISTÓRICO FANFARRA “DR. MANOEL PEDRO”

 

A Fanfarra da Escola “Dr. Manoel Pedro” foi constituída por volta de 1981 na gestão da Professora Nídia Gemin, a qual recebeu alguns instrumentos do extinto Colégio Comercial Nicolau Bley Lipski, que na época cessou seu funcionamento, os restantes dos instrumentos foram adquiridos pela Associação de Pais e Mestres ao longo desses anos. Durante um certo tempo, pelo que consta nas correspondências recebidas, os instrumentos eram utilizados para animar o carnaval de rua do Clube 7 de Setembro.

Hoje em dia ela é composta por 42 instrumentos, sendo 04 maria-gordas, 16 surdos, 08 repiques e 14 caixas. Neste ano, ganhamos alguns instrumentos da Secretaria Municipal de Educação, ampliando nossa Fanfarra.

A Fanfarra tem como objetivo educar e despertar o gosto pela música, a convivência em grupo em torno de uma atividade que sensibiliza, disciplina e educa as atitudes e contribui para a formação do aluno cidadão. Ela destaca-se pela comissão de frente composta por oito balizas que com graça e leveza abrilhantam ainda mais nossa Fanfarra.

Os instrutores Vinicius, Ana Cecília e Eliel realizaram os ensaios com as crianças.

 

 

Lapa, 27 de agosto de 2019

ESCOLA MUNICIPAL “PROFª SYBILLA WILLE DE LACERDA”-

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

 

HISTÓRICO DA FANFARRA

 

A Escola Municipal “ Professora Sybilla Wille de Lacerda” iniciou a montagem de sua fanfarra no ano de 2011, quando a Secretaria Municipal de Educação realizou a doação de alguns instrumentos a instituição, dentre eles bumbo, surdo, caixa, repique. No ano de 2016 a escola complementou sua fanfarra com a aquisição de uma lira com recursos do PDDE.

Neste ano de 2019 a escola recebeu da Secretaria de Educação mais 21 instrumentos, sendo bumbo, surdos, repiques, escaletas e pandeiros.

Atualmente a fanfarra está sendo desenvolvida pela Professora Marly Terezinha Kukla com os alunos do 5º ano A e B, a mesma é composta por 33 integrantes, 24 alunos da escola, 2 funcionários, 6 professores e uma estagiária.

ESCOLA M. DR. PEDRO PASSOS LEONI – E.I.E.F.

 

HISTÓRICO DA FANFARRA

 

 

 

         A escola possui uma fanfarra desde o ano de 2011, a qual recebeu os instrumentos da Secretária Municipal de Educação.

         No ano de dois mil e dezenove a escola recebeu novos instrumentos e hoje conta com um acervo de 30 instrumentos.

         A fanfarra é formada pelos alunos dos 5º anos e 4 anos e também classe especial.

         Está sobre a coordenação de Gabriel Fávaro e de seus colabores Wagner Ruiz e Marcos Vinicius.

HISTÓRICO DA FANFARRA DA ESCOLA MUNICIPAL ABIGAIL CORTES

 

A Fanfarra da Escola Municipal Abigail Cortes foi constituída por volta de 1989 na gestão da Professora Aliciene Rosa de Castro Martins e sua Secretária Vani da Cruz e dirigida pelo Sr. Geraldo do Valle, os instrumentos foram recebidos por meio de doação do então Deputado Estadual Paulo Fiates Furiatti o qual na oportunidade doou também todo uniforme dos integrantes.

Atualmente conta com 49 instrumentos entre os eles os mais recentes recebidos por meio da Secretaria Municipal de Educação ampliando nosso conjunto.

A fanfarra é capaz de despertar o gosto pela música, formar cidadãos e educar para os bons relacionamentos entre os amigos.

Nossos instrutores hoje são: Thomaz Bil Gonçalves e Elizabete de Oliveira Daniel.

 Colégio Dinamico

 

A Fanfarra do Colégio Dinâmico é composta por alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental II, sendo anualmente alterada devido ao ingresso de novos alunos.

         A composição da Fanfarra de 2019, iniciou suas atividades no mês de junho, com a participação de um grupo de jovens que conduzem os ensaios, sob a responsabilidade de Matheus Vieira.

         Com encontros semanais, 22 alunos se preparam e aprimoram suas habilidades nos diversos instrumentos, demonstrando muito interesse em se aperfeiçoar para a grande apresentação do dia 7 de Setembro.

 

Colégio Agrícola

 

A Fanfarra do Colégio Agrícola iniciou-se no ano de 2017. Era um sonho de todos que agora tornou-se realidade. Com esforço e dedicação hoje temos a Equipe da Fanfarra formada. A Funcionária Ely Mirian (mais conhecida como Mila) que é responsável pelos ensaios. É composta por 24 (vinte e quatro) integrantes. São eles: Anelize, Amaral, Bruno, Daniel, Daniele, Davi, Diana, Edilaine, Evandro, Flávio, Gabriel, Gustavo, Helena, Julia, Lauriane, Luana, Lucélia, Mila, Melany, Neusa, Nathaly, Rafaeli, Suelen e Vitória. E neste ano terá uma apresentação especial com a participação do aluno Evandro Siben na gaita.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!