Dia do ferroviário
30/04/2019 10:45 em Cultura

O Dia do Ferroviário é comemorado no dia 30 de abril. Essa é uma homenagem a todos os que trabalham em estradas de ferro.

A escolha da data recorda o dia da inauguração, em 1854, da Estrada de Ferro Petrópolis. Também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, essa foi primeira linha de ferro brasileira.

Essa estrada ferroviária, que tinha aproximadamente 14 km, iniciava no Rio de Janeiro e terminava em direção à Petrópolis.

Nas fotos voçê confere a entrevista com Marlon da ABPF associação Brasileira de preservação ferrroviária,falando sobre a vinda da Maria fumaça nos 250 anos da Lapa,junto com Márcio Assad.

Por que há pessoas que comemoram a data em 30 de setembro?

Isso acontece pelo fato de 30 de setembro ser a data da criação da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), o que aconteceu em 1957.

Assim, alguns ferroviários escolhem esse dia para realizar atividades que visam valorizar o trabalho desses profissionais tão importantes para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Importância das ferrovias

Durante alguns anos, o trem foi o principal meio de transporte utilizado no Brasil. Era através das ferrovias que as mercadorias chegavam aos mercados consumidores, bem como aos portos.

O desenvolvimento das ferrovias foi gradual até à década de 20. Foi assim até o setor rodoviário começar a crescer no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961).

Mas, ainda hoje, as ferrovias desempenham um papel fundamental no País. O transporte de cargas por este meio reduz o número de caminhões nas estradas, ao mesmo tempo que reduz a poluição do ar.

Parabéns a todos os ferroviários , aos do passado e do presente e aos que amam a história e a memória desse maravilhoso modal de transporte.

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!