Entrevista Márcio Assad sobre homenagem ao dia do Tropeiro
17/04/2019 11:22 em Cultura

 O Márcio Assad Tropeirista e ferroviarista , Curador do Museu do tropeiro do Feixo, cedeu entrevista falando da homenagem ao dia do tropeiro e deu uma demonstração importante do valor do tema tropeirismo para esta vasta região cortada pelo histórico Caminho das Tropas. Um caminho onde durante os séculos XVIII e XIX foi muito utilizado para enviar gado “Muar” (animais resistentes a cargas e de fácil manejo) e também outros tipos de bovinos para a feira de Sorocaba em São Paulo, para as “Minas Gerais” e também para o Rio de Janeiro para as fazendas de café.

Situada no meio deste caminho, a Lapa patrocinada pelo Coronel David dos Santos Pacheco, Barão dos Campos Gerais, um dos maiores tropeiros da América Latina fez do local uma “freguesia”, que diante deste movimento de tropeiros, logo virou uma vila, transformando-se em seguida numa aconchegante cidade.

Desde o ano de 1966 a cidade destina o dia 26 de abril para levar sua homenagem aos tropeiros que mudaram a história do Brasil, anexando ao país, a região sul, que pertencia à coroa espanhola.

E no dia 27 de Abril o Museu do Tropeiro do Feixo realizará homenagem ao dia do Tropeiro fica aqui o convite e telefone para mais informações , nas fotos voçê confere também  um Presente para memória ferroviária que o Nosso Gerente da Rádio Legendária Adir Antônio dos Santos  entregou ao Márcio.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!