Governadora inaugura 28° Batalhão da Polícia Militar na Lapa
14/12/2018 08:34 em Policial

A governadora Cida Borghetti inaugurou nesta quinta-feira (13) o 28º Batalhão da Polícia Militar, com sede na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba. O município contava com a 1ª Companhia Independente da PM, que foi elevada a batalhão, passando a contar com maior efetivo, mais equipamentos e maior área de atuação. O 28º BPM atenderá, além da Lapa, também Campo do Tenente, Piên, Quitandinha, Contenda, Rio Negro, Porto Amazonas e Palmeira.

Cida enfatizou a importância da ação. “É um importante avanço para a população e para os militares que trabalham aqui nesse prédio histórico. Desde que assumi, em abril, recebi essa demanda e não medi esforços para trazer essa conquista para a cidade" disse a governadora. “A medida objetiva reforçar o policiamento e a segurança na região, com mais profissionais e melhor estrutura. A segurança pública é uma das grandes demandas da população e prioridade das ações do Estado”, afirmou.

A comandante-geral da PM, coronel Audilene Dias Rocha, afirmou que a cidade é o quinto maior município em extensão e que, por conta disso, a elevação da companhia para batalhão é significativa. "A população vinha solicitando essa mudança há tempo, visando essa ampliação do policiamento”, disse ela.
Para o prefeito da Lapa, Paulo Furiati, o município se torna agora polo de segurança pública na região. "A mudança vem ao encontro de decisões que a prefeitura está tomando para ampliar o sistema de segurança" disse ele.

NOVAS UNIDADES - A governadora ressaltou que no dia 12 de novembro, quando foi criado o 28º BPM, também foi autorizada a criação de duas novas companhias da PM, em Rio Negro e em Palmeira. Em Colorado, no Noroeste do Estado, a 2ª Companhia do 4º Batalhão da PM, sediado em Maringá, foi elevada a 2ª Companhia Independente, com sede e efetivo próprios, e que abrangerá 18 municípios. O 4º BPM terá readequação para reforçar as ações de segurança pública.

Nesta quinta-feira, pela manhã, a governadora anunciou a criação do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente, em Irati, no Centro-Sul do Estado. O município também recebeu uma viatura para a Patrulha Maria da Penha, que é utilizada exclusivamente no atendimento às ocorrências de violência doméstica.

INVESTIMENTOS - Só em 2018, 166 viaturas foram repassadas às polícias Militar e Civil. O Governo do Estado também entregou 1.660 rádios comunicadores digitais para as penitenciárias. Foi lançado o APP 190: Acionamento da PM pelo celular. O Paraná recebeu o Centro Integrado de Inteligência da Região Sul, inaugurado no dia 4 de dezembro.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!