Janeiro Branco simboliza o mês de conscientização a Saúde Mental e Emocional
11/01/2022 17:02 em Saúde

A campanha de conscientização “Janeiro Branco” chama a atenção de todos para as necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas. O Médico especialista em saúde mental, Dr. Daniel Soldera, destaca que a campanha acontece justamente em Janeiro para que desde o início as pessoas comecem a cuidar da saúde mental, dessa forma, é preciso o equilíbrio mental, espiritual e relacionado à saúde, com atividades físicas, tempo de lazer com a família, olhando para a mente com muito carinho.

 

E aproveitando que as crianças, jovens e adolescentes estão no período de férias, este pode ser um momento proveitoso de mudanças de hábitos, buscando desligar-se das tecnologias para momentos de qualidade e lazer, “seguindo todos os protocolos de saúde, mas é hora de se desligar um pouco, para restabelecer a nossa mente, até mesmo para evitar a síndrome de burnout, com depressão e ansiedade, evitando adoecer mentalmente”, finaliza o Dr. Daniel Soldera. 

 

O que é a Síndrome de Burnout? 

Conhecida também como a síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico. A sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônico causado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes, se manifesta também em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. 

Principais sintomas: 

-Agressividade

-Ausências no trabalho

-Isolamento

-Dificuldade de concentração

-Ansiedade e Depressão

 

O diagnóstico é clínico, ou seja, é importante procurar um médico para realizar um tratamento específico.

COMENTÁRIOS