O Sistema SESC inicia estudo para a recuperação do Fórum antigo na Lapa
07/01/2022 15:22 em News

O Engenheiro Civil Alexandre Jacewicz e a Arquiteta Ana Lucia Mizutani do Sistema Fecomércio estiveram na cidade nesta quinta-feira (06) para um levantamento minucioso do imóvel localizado na Avenida Dr. Manoel Pedro, onde funcionou por muitos anos o Fórum da Comarca da Lapa.

O objetivo é elaborar um projeto técnico de restauração do prédio, que vai abrigar a sede do Sistema SESC/SENAC a ser implantado na Lapa. As obras previstas serão analisadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em razão do prédio pertencer ao complexo arquitetônico tombado pelo órgão.

O maior desafio do estudo arquitetônico é tornar o imóvel acessível, conforme legislação vigente. Os técnicos foram acompanhados pela Secretária de Obras Marion Cabral, pelo Diretor de Urbanismo Altair Schmidt e pela Arquiteta Silvia Wiedmer Schuster.

No Paraná, o Sistema S é formado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Serviço Social do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O anúncio da implantação da unidade Sesc/Senac aconteceu em junho do ano passado, atendendo a solicitação do Prefeito Diego Ribas ao Governador do Estado Ratinho Júnior.

 

COMENTÁRIOS