Mulheres vem se destacando no agronegócio
20/07/2021 16:26 em Agricultura

O trabalho das mulheres rurais vem ganhando força nos últimos anos, é possível notar que elas vêm se destacando em diversas etapas da produção. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15 milhões de mulheres vivem na área rural, dados apontam também que 20% dos empreendimentos rurais do país são dirigidos por mulheres. 

 

A engenheira agrônoma Taizy Boçon tem raízes fortes no agronegócio e desde sempre sabia que iria seguir por esse caminho. Aproximadamente 3 anos trabalha na Cooperativa Bom Jesus em Quitandinha, ela destaca que o início foi difícil pelo fato de ser mulher, muitos pessoas acreditavam que somente os homens possuíam o conhecimento, Taizy relata “trabalhei firme com o produtor para provar que a mulher é tão capaz quanto os homens ou até mais”, finaliza dizendo que “o maior desafio foi esse, abrir a porteira e me fazer presente dentro da propriedade do produtor, fazendo com que ele confiasse que eu tinha capacidade de orientar”.

 

À medida em que mais mulheres se inserirem no agronegócio, mais intensificado serão as chances de quebrar as barreiras do preconceito que ainda existem. Segundo um estudo feito pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), 71% das mulheres ligadas ao agronegócio têm múltiplas tarefas e responsabilidades, a grande maioria ainda precisa equilibrar entre ser proprietária, administradora, mãe, mulher e dona de casa.

COMENTÁRIOS