Apresentação Congada Ferreira
27/12/2018 09:22 em Cultura

A Congada da Lapa é uma manifestação cultural que está relacionada a São Benedito, patrono espiritual da comunidade negra lapeana. Ela é um misto de festa religiosa e cívica. Religiosa por ser uma homenagem a São Benedito com a participação de devotos, realizada com a permissão da igreja e a benção do padre. Cívica porque prevê em seu enredo um dramático desentendimento diplomático entre dois reinados africanos. A apresentação conta com versos, músicas e uma encenação encantadora, com a realização de guerras, acordos de paz e muita alegria.

Como acontece tradicionalmente, neste dia  (26) dezembro, dia de São Benedito, a Congada Ferreira da Lapa  se apresentou.

O grupo que tem quase 200 anos de história, fez neste ano a apresentação na Praça General Carneiro a partir das 17h. A manifestação atraiu centenas de lapeanos, para ver uma das últimas congadas do Brasil e a única ativa no estado do Paraná. Após a apresentação houve procissão com a imagem de São Benedito da Igreja Matriz até o Santuário de São Benedito.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!